Em atendimento aos dispositivos da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que determinou aobrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial daRede de ensino fundamental e médio nas escolas bem como […]
Em atendimento aos dispositivos da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que determinou a
obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da
Rede de ensino fundamental e médio nas escolas bem como nos Objeto de Conhecimento previstos
em nossos Planos de Trabalho Docente (PTDs) presentes na Lei 13.415/17, Base Nacional Comum
Curricular, Currículo Paulista e as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, visto que a instituição
escolar é um espaço de formação cidadã.
TEMÁTICA: “”Consciência Negra: nos territórios da visibilidade Afro-brasileira”
FIO CONDUTOR: Apropriação artística e leitura de imagens e Fruição.
FACILITADORES: Professores dos Componentes Curriculares Arte , Geografia e História.
PÚBLICO-ALVO: Discentes pertencentes à 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio com habilitação em
Agropecuária.
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática étnico-racial,
oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Propiciar reflexões que favoreçam a formação integral do indivíduo reflexivo, ativo e responsável
tendo em vista a construção de um mundo mais humanizado.
b) Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o
combate ao preconceito, ao racismo e a exclusão que tanto os negros e indígenas sofreram ao
longo da história do Brasil.
c) Promover a análise de textos literários afro-brasileiros para a reflexão sobre conceitos e
estereótipos acerca do negro.
d) Prover um ambiente escolar compatível com uma sociedade democrática e multicultural.
e) Possibilitar a construção de “nós” entre a cultura africana e indígena, de uma história e de uma
identidade, possibilitando a releitura e a valorização das mesmas.
JUSTIFICATIVA: Em meio a discursos racistas e preconceituosos que emergiram nos últimos tempos
no cenário nacional, desperta-nos a preocupação em reduzir esta cultura preconceituosa. Para tal,
a escola como grande celeiro de arcabouço acadêmico e humano deve oferecer uma cultura
antirracista. De modo a operar com conceitos e por meio da ação-reflexão e levá-los a
ressignificação.
O projeto trata do multiculturalismo existente na diversidade étnico racial do Brasil, sendo a escola
um espaço de formação e desenvolvimento da consciência e respeito mútuo, o projeto busca
relacionar o reconhecimento da diversidade cultural afro-brasileira que enriquecem a cultura local,
com suas danças, dialetos e arte das raízes dessas comunidades