Filtro de Daltonismo

Técnico em Agrimensura

A agrimensura, como profissão nasceu para dotar a sociedade dos recursos humanos necessários para o conhecimento e demarcação de limites do território. Desde o início da humanidade, o conhecimento do território tem sido sempre uma atividade imprescindível para todos os povos; dela nasceram e evoluíram a geometria, a cartografia, a topografia, a geodésia, a agrimensura legal, a fotogrametria, o sensoriamento remoto satelitário, etc.

Os avanços teóricos e tecnológicos mediante a milenária arte de conhecer e demarcar limites do território vem evoluindo junto à sociedade, e hoje se mostra como uma profissão cuja missão é prover a informação necessária para o conhecimento material e cultural do território, não foi em vão que a nave espacial destinada a viajar além de nosso sistema solar para prover informação material e porque não cultural do espaço foi batizada como “Surveyor” (Agrimensor).

Este conhecimento da realidade física, jurídica e econômica do território é necessário para o planejamento da obra pública, ao desenvolvimento da atividade privada, à implementação adequada de políticas regionais, sociais e ambientais, mas fundamentalmente é imprescindível ao estabelecimento do ordenamento territorial que promova o saneamento material dos títulos de propriedade imóvel para afiançar a segurança jurídica na transação imobiliária, e que permita plena e efetiva vigência dos princípios de equidade, capacidade contributiva e certeza nas cargas impositivas que gravam a propriedade imóvel.

Através dos atos de levantamento territorial, o agrimensor captura, processa e documenta a informação destinada ao conhecimento do espaço territorial e suas características, representando desta forma a base certa e fidedigna sobre a que se podem executar diagnósticos, propor soluções e planificar a execução de obras aptas para satisfazer as necessidades humanas e para preservar o meio ambiente.

Assim mesmo, numa de suas missões específicas, o agrimensor é por excelência o encarregado de determinar os limites territoriais conforme as causas jurídicas que os originam; precisamente, mediante os atos de levantamento parcelário (mensuras, uniões, subdivisões, divisões na propriedade horizontal, etc.) O agrimensor investiga, identifica, localiza, mede, materializa, representa e documenta o espaço territorial objeto de um direito real ou de uma possessão territorial.

Desde a realização das simples mensuras até a execução dos levantamentos planialtimétricos para o georreferenciamento do território; da execução do controle de mecanismo e instalações dados pela aplicação da micro geodesia e metrologia; da aplicação das técnicas cartográficas, fotogramétricas e rotinas de fotointerpretação que permitem a execução de grandes levantamentos para o conhecimento do solo e em consequência obter o planejamento do desenvolvimento; da atribuição do valor da terra com fins fiscais até a atribuição deste valor com fins particulares, atualmente o campo profissional da Agrimensura é muito vasto.

A preparação de profissionais se torna necessária, uma vez que só haverá acesso ao mercado de trabalho para profissionais habilitados dentro das novas práticas exigidas por uma economia globalizada e intensiva em conhecimento.

Neste sentido, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição responsável pela maior parcela da Educação Profissional no Estado de São Paulo, considerando as tendências atuais, bem como, características específicas setoriais e globais dessas demandas, está preparado para oferecer a Habilitação Profissional de TÉCNICO EM AGRIMENSURA que assegure condições de desempenho profissional.

PRÉ-REQUISITOS

O ingresso ao Curso de TÉCNICO EM AGRIMENSURA dar-se-á por meio de processo classificatório para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do Ensino Médio ou equivalente.

O processo classificatório será divulgado por edital publicado na Imprensa Oficial, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.

As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para a primeira série do Ensino Médio, nas três áreas do conhecimento:

• Linguagem, Códigos e suas Tecnologias;

• Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;

• Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Por razões de ordem didática e/ ou administrativa que justifiquem, poderão ser utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados por ocasião de suas inscrições.

O acesso aos demais módulos ocorrerá por classificação, com aproveitamento do módulo anterior, ou por reclassificação.

QUALIFICAÇÃO POR MÓDULO

MÓDULO I – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE CAMPO

O AUXILIAR DE CAMPO é o profissional que identifica os pontos topográficos a serem levantados, auxilia nas medições angulares e lineares, responsabilizando-se pelos equipamentos e acessórios utilizados.

MÓDULO II – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de OPERADOR DE INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS

O OPERADOR DE INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS é o profissional que utilizando tecnologias disponíveis executa levantamentos e calcula planilhas planimétricas e altimétricas, emite relatórios e define equipamentos e metodologia a ser aplicada.

MÓDULO III – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM AGRIMENSURA

INSTITUIÇÕES PARA TRABALHAR

❖ Órgãos Governamentais (Desenvolvimento Rodoviário S/A – DERSA; Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN; Departamento de Estradas de Rodagem – DER; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DENIT; Companhia de Engenharia de Tráfego – CET; Departamentos de Trânsito; Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa); Empresas de Saneamento Básico (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP; Sociedade de Abastecimento de Água e Esgoto S/A – SANASA; Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE; Departamento de Água e Esgoto S/A – DAE; Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo – CODASP, etc.).

❖ Prefeituras Municipais.

❖ Empresas de Representação de Vendas de Equipamentos e Softwares; Empresas de Engenharia, de Logística, de Consultoria e Treinamento, de Construção Civil, de Telecomunicações, de Aerolevantamento, de Agricultura de Precisão e de Serviços de Pavimentação.

❖ Empresas de Meio Ambiente e de Ecologia.

❖ Instituições de Pesquisa.

QUAL O PERFIL DO EGRESSO?

O TÉCNICO EM AGRIMENSURA é o profissional que, utilizando tecnologias espaciais e de geoprocessamento, coleta, processa, analisa e gerencia dados de campo; planeja trabalhos em geomática, executa levantamentos topográficos em geral e georreferenciados de imóveis rurais e urbanos, o cadastramento multifinalitário e representa graficamente aspectos naturais e artificiais. Avalia terras; realiza cálculos de volumes de corte e aterro; efetua locação de obras rurais e urbanas, civis, industriais, de transportes, de drenagem, de saneamento, de mineração e meio ambiente. Acompanha e fiscaliza projetos; realiza o levantamento “as built”, opera softwares de automação topográfica, GNSS (Global Navigation Satellite System) e GIS (Sistema de Informações Geográficas).

INFORMAÇÕES SOBRE A OFERTA

Número de vagas: 35

Duração: 1 ano e meio (3 módulos/semestres)

Período: Noturno